Licenciamento

O licenciamento de obras e de atividades requer um conhecimento técnico legal aprofundado sobre a legislação de uso e ocupação do solo.  Considerando que a atual legislação é bastante complexa, o conhecimento aprofundado da legislação minimiza as dificuldades apresentadas nos processos de aprovação de projetos, uma vez que cada projeto tem características distintas que devem ser avaliadas caso a caso. O objetivo do Projeto Legal é viabilizar o projeto arquitetônico elaborado a partir das diretrizes legais previamente definidas em estudos específicos, para posterior padronização dos projetos legais.

 

Nossa área de atuação em projetos legais envolvem as seguintes áreas de aprovação de projetos comerciais na Cidade de São Paulo.

           

licenciamento foto.png

Projetos Legais

 

  • Edificação nova ou reforma – O projeto legal de edificação é elaborado a partir do projeto de arquitetura pretendido, elaborado de acordo com as diretrizes legais previamente definidas. No projeto legal adota-se a padronização de apresentação de plantas definida pela Prefeitura, para que o projeto possa ser submetido a análise dos departamentos competentes.

 

  • Regularização – Aprovação utilizada para imóveis com áreas construídas sem aprovação na Prefeitura. Para a regularização destas construções é necessário que as mesmas atendam na íntegra a legislação vigente. Os casos onde as construções não atendam totalmente a legislação, a regularização deverá ser associada a aprovação de reforma.

 

  • Certificado de Segurança / Cadastro do Sistema Especial de Segurança – Algumas edificações estão obrigadas, conforme legislação vigente, a solicitar a Prefeitura de São Paulo os referidos documentos. No caso de edificação existente que se enquadre nesta obrigatoriedade, o documento municipal de segurança a ser solicitado corresponde ao Certificado de Segurança. No caso de edificação que obteve o Alvará de Aprovação e Execução de Edificação Nova ou de Reforma, o  documento municipal de Segurança corresponde ao Cadastro do Sistema Especial de Segurança.

 

  • Certificado de Manutenção – Documento solicitado periodicamente para renovar a validade do Certificado de Segurança, ou o Certificado de Conclusão (São Paulo) como documento comprobatório de atendimento às normas de segurança.

 

  • Certificado de Acessibilidade – Documento a ser requerido para edificações existentes que não foram objeto de aprovação pela Lei 11.228/92 ou legislação posterior, ou seja não possuem o documento que contemple a acessibilidade, conforme NBR 9050.

 

  • Certidão de Diretrizes – Esta certidão deve ser solicitada para empreendimentos classificados como Polos Geradores de Tráfego - PGT. Os polos geradores de tráfego são empreendimentos que a partir de determinada quantidade de vagas e de localidade podem se enquadrar na obrigatoriedade da obter anuência da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transito, cuja exigência ocorre nas aprovações de edificações novas ou de reforma de PGT . A anuência tem duas fases, sendo a primeira, aprovação do projeto de PGT, cuja aprovação deverá gerar uma Certidão de Diretrizes com as determinações legais a serem cumpridas. Geralmente há exigência de ações mitigadoras de trânsito, que devem ser aprovadas em uma segunda fase, que envolverá a execução de obras viárias.  Nossa atuação nesta aprovação abrange somente a Fase I do processo, que corresponde a aprovação da Certidão de Diretrizes.

             

projeto legal foto (1).png

Alvarás e autos

  • Certificado de Conclusão  – Após a conclusão das obras aprovadas através dos alvarás de aprovação e Execução, deverá ser requerido o documento de conclusão da obra, através do Certificado de Conclusão,  popularmente conhecido como "habite-se".

 

  • Auto de Licença de Funcionamento – O funcionamento de edificações não residenciais, exceto locais de reunião,  devem ser licenciados após a obtenção do Certificado de Conclusão, através do Auto de Licença de Funcionamento.

                        

alvaras foto (1).png